A Mostra Visoliterária de Direitos Humanos Surdos é um evento literário audiovisual que busca reunir poesias surdas e sinalizadas que tenham como temática o campo dos direitos humanos. A mostra pretende trazer para a cena literária narrativas contra injustiças sociais, movimentos sociais, identidades dissidentes e pautas políticas em prol da dignidade humana.
Poetas de todo o Brasil inscreveram suas poesias, de até 3 minutos, foram mais de 30 poesias inscritas que passaram pela curadoria que selecionou, ao todo, 15 poesias. Essas poesias foram traduzidas para o português, legendadas e audiodescritas pela produção do evento, sendo postadas na página do Instagram e esteve abertas para votação do público por meio de curtidas e comentários. A votação ocorreu entre o dia 21 e 27 de maio. As três poesias mais votadas receberam uma premiação em dinheiro.
A mostra também promoveu, no dia 13 de março de 2022, uma oficina sobre produção poética em Libras, mediando fazeres poéticos desde a criação narrativa à gravação e edição de vídeo.
A live de premiação e debate sobre literatura surda e direitos humanos ocorreu no dia 28 de maio de 2022.
Com uma equipe de surdos e ouvintes a mostra deseja evidenciar poetas surdos que utilizam a literatura como tática de denúncia e mudanças sociais!